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terça-feira, 1 de novembro de 2016

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

A edição deste ano da campanha Novembro Azul vai ampliar sua abordagem – com o mote “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”, a ação vai orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.
Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
A proposta do instituto este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil, passar a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, mobilizando a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida. Agencia Brasil


Exame de toque retal ainda causa preconceito entre homens, diz médico


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, atrás, somente, do câncer de pele neo-melanoma. Mesmo assim, um terço dos pacientes se recusa a passar pelo exame de toque retal, de acordo com o urologista Maurício Bestane, especialista em ultrassonografia urológica.
G1 lança, nesta terça-feira (1), uma editoria especial que, durante todo mês, falará sobre saúde masculina, câncer de próstata e prevenção, em alusão ao mês 'Novembro Azul'.
Existem duas maneiras de descobrir e prevenir um possível câncer de próstata: um exame de sangue chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. De acordo com o médico, no exame de toque é possível perceber com maior facilidade uma suposta alteração na próstata.
“Algumas vezes, no exame de PSA, a alteração da próstata é muito lenta e o médico demora mais para perceber uma possível mudança e até mesmo o tumor. Por isso, o exame de toque retal, aliado ao exame de sangue de PSA, ainda acaba sendo mais eficaz e com maior segurança aos pacientes”, afirma.
Em 2016, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) é de que 61.200 novos casos de câncer de próstata sejam registrados no Brasil. Por isso, o médico ressalta a importância de campanhas como o “Novembro Azul” e a quebra do preconceito com o exame de toque.
“Hoje, um terço dos pacientes se recusa a fazer o exame de toque por conta do preconceito. Nós temos que conscientizar as pessoas de que é um exame que leva cinco segundos e pode evitar problemas maiores no futuro. Por isso, campanhas como esta são tão importantes mesmo em uma era com tanta informação atingindo um grande número de pessoas”, completa. G1

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