Com a chegada do verão, nesta quarta-feira (21), aumentam as atividades realizadas ao ar livre e a necessidade de cuidados com a pele. Neste período, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja, na tentativa de conscientizar a população sobre o combate e prevenção ao câncer de pele.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não-melanoma é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Sintomas como sinais que aumentaram ou modificaram suas características em curto período de tempo, bordas assimétricas, múltiplas colorações variando do marrom, preto, avermelhado, azulado e manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram devem ser observados, alertou a dermatologista do Hapvida, Marcela Vidal. "Todos esses sinais devem ser investigados e, na dúvida, é preciso procurar um especialista", ressaltou.
A médica lembrou ainda que é fundamental o conhecimento sobre os potenciais fatores de risco da doença. Pessoas com pele e olhos claros, ruivos, com múltiplos sinais, pacientes com que fazem uso de medicamentos que comprometem a imunidade, profissionais que trabalham expostos à radiação ou agentes químicos, portadores de úlceras (ferimentos) crônicas possuem mais probabilidade de desenvolver a doença. "Ainda assim, as pessoas que convivem sob exposição direta a raios ultravioletas do sol são mais vulneráveis, por isso é tão importante o uso do protetor solar", explicou. BAHIA NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário