A morte de uma adolescente que recebeu uma descarga elétrica enquanto passava chapinha no cabelo, em Pé de Serra Bahia serve de alerta para muitas mulheres. Secador e chapinha são aliados da beleza feminina, mas devem ser usados com alguns cuidados.
O maior erro de quem seca o cabelo ou usa a chapinha em casa é fazer isso no banheiro molhado, ou mesmo úmido. A corrente elétrica em contato com a água aumenta as chances de um choque, que pode ser fatal.
No salão de beleza, os profissionais devem ficar atentos para não danificar os cabelos ou provocar queimaduras nas clientes. A cabeleireira Solange Barra dá dica de segurança: "Cada aparelho tem uma temperatura que a gente pode chegar ao máximo dela. Então, a gente sempre fica controlando essa temperatura".
Orientações
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em Goiás (Inmetro-GO) avisa que há cuidados importantes na hora da compra do aparelho. O primeiro deles é ver se o equipamento tem o selo do Inmetro.
Se o aparelho estiver em mau estado, pare de usar até consertar em uma assistência técnica autorizada. Fios à mostra e peças quebradas podem causar choques e curto-circuito. Nunca colocar o secador sobre superfície molhada ou em cima de toalhas e tecidos.
Use sapatos com sola de borracha ou plástico, que servem para isolar uma possível corrente elétrica. Descalça, o risco de choque é muito maior. Nunca esqueça equipamentos ligados e só guarde quando já estiverem frios. G1
Pé de Serra: jovem morre vítima de choque elétrico quando pranchava cabelo
Na tarde de sábado 26, por volta das 15h, a jovem Vanessa Silva Oliveira, 14 anos, faleceu após receber um choque elétrico no Povoado de Santo Agostinho.
Segundo informações, Vanessa estava pranchando o cabelo e com as mãos molhadas tocou em um fio que estava sem proteção “descascado” e recebeu o choque elétrico.
Ela ainda foi levada para o hospital de Pé de Serra, mas não resistiu e veio a óbito. Calila Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário