Com o término da MipCom, a mais importante feira
internacional de televisão do mundo e que é realizada anualmente em Cannes, na
França, "Avenida Brasil" se consolida como a novela mais vendida da
história da Globo.
O folhetim de João Emanuel Carneiro já tinha sido
comercializado para mais de 100 países, o que garantia a liderança nas
exportações do canal carioca. No entanto, durante os três dias de evento, houve
negociação com mais 17 países, fazendo com que "Avenida" fosse
comercializada para 124 nações.
Desta forma, a história de vingança de Nina (Débora
Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) tem seu desembarque acertado em 64% dos
países do planeta. O desempenho é extremamente bem cotado pela direção da
Globo, que já considerava os 100 países de "Da Cor do Pecado", também
de João Emanuel Carneiro, um grande sucesso de vendas.
Em tempo:
A exportação de novelas da Globo é um fenômeno que
vem desde os anos 70, com "A Escrava Isaura". De lá para cá, outros
títulos como "Sinhá Moça", "Pantanal", "Terra
Nostra" e "Esperança" também fizeram sucesso junto a outros
povos e culturas.
A Globo tem uma grande vantagem sobre suas
principais concorrentes neste quesito. A Record, por exemplo, teve momentos de
auge com a exportação da nova versão de "A Escrava Isaura", que
chegou a países como Argentina, Chile e Portugal, com bons índices de
audiência. No entanto, já faz alguns anos que a emissora tem limitado seus
acordos a Portugal, onde possui uma emissora própria e uma parceira com a RTP,
e a pequenos contatos na África.
Com informações do jornalista Daniel Castro.
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