No mês de outubro de 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure
realizou a primeira Corrida pela Cura (do Câncer de Mama), em Nova York,
distribuindo aos participantes um laço-cor-de rosa em um ato simbólico
de conscientização para o diagnóstico precoce, procedimento que aumenta
expressivamente as chances de cura. Desde então, entidades do mundo todo
levantam a bandeira do tema durante décimo mês do ano: é o Outubro
Rosa.
Vale lembrar que a doença mata quase meio milhão de pessoas anualmente,
de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, esta já é
a segunda maior causa de morte de mulheres. Somente no ano de 2011,
foram 13.225 vítimas no país.
O rosa é uma forma de chamar atenção para a importância do autoexame e,
a partir dos 40 anos, a mamografia, que diminui os riscos que aparecem
nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o
Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões - um aumento de
17% em relação a 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário