A obesidade pode ser mais perigosa para homens do que para mulheres. De acordo com um estudo desenvolvido pelas universidades de Harvard, nos EUA, e das britânicas Oxford e Cambridge, a doença é três vezes mais mortal para pessoas do sexo masculino. Um em cada cinco homens com peso normal morrerão antes de completar 70 anos de idade.
O índice aumenta para quase três na população moderadamente obesa, e oito em dez entre os obesos mórbidos. "Descobrimos que os homens obesos têm risco de morte prematura muito maior do que as mulheres obesas", afirmou Emanuele Di Angelantonio, coautora do estudo e pesquisadora da Universidade de Cambridge. "Isso é consistente com observações anteriores de que homens obesos têm índices maiores de resistência à insulina, gordura no fígado e risco de diabetes do que as mulheres".
Segundo o jornal O Globo, a equipe compilou dados de 10,6 milhões de pessoas que participaram de 239 estudos entre 1970 e 2015, em 32 países diferentes. Foram percebidos riscos maiores de morte prematura para pessoas abaixo do peso ou acima do peso. No caso daqueles com obesidade mórbida, o risco aumentava mais de quatro vezes para homens e 2,7 vezes para mulheres. "A obesidade é a segunda maior causa de morte prematura na Europa, perdendo apenas para o câncer de pulmão", destacou Richard Peto, pesquisador da Universidade de Oxford, que também assina o levantamento. BAHIA NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário