Juntos somos mais fortes!

Divulgue a sua empresa no nosso programa. Garantimos uma parceria de sucesso e construção de uma sincera amizade.

sábado, 19 de outubro de 2013

Horário de verão começa à meia-noite; Bahia não participa


Brasília - Com a entrada em vigor do horário de verão à meia-noite deste sábado (19), os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que durará até 16 de fevereiro de 2014, permitirá maior aproveitamento da luz solar e evitará a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia, bem como o acionamento de usinas térmicas, segundo o Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão será adotado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Minas Gerais, Goiás, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Com 119 dias de duração, o horário de verão resultará, segundo estimativas do governo federal, numa economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos que deixarão de ser feitos e de R$ 400 milhões sem o acionamento de usinas térmicas.
A hora a mais de luz natural fará com que a demanda no horário de ponta diminua 2.065 megawatts (MW) no subsistema Sudeste-Centro-Oeste e 630 MW no Subsistema Sul, correspondendo a uma redução 4,6% e 5% respectivamente, das cargas totais.
Só em São Paulo, a redução esperada é 1.030 MW (4,7% da carga total). No Rio de Janeiro, a expectativa é que, com o horário de verão, a demanda por energia seja reduzida em 340 MW (4,7%); e em Minas Gerais, 360 MW (4,3%).
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931 para 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.
Na última temporada (2012/2013), o horário de verão resultou em economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado.

A Bahia não vai aderir ao horário de verão este ano, mas parte dos serviços que segue o horário de Brasília terá a rotina alterada. 
Bancos
O funcionamento das agências bancárias em Salvador e na região metropolitana não vai mudar. Mas, nas demais regiões do estado, o atendimento bancário será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraran).  Em relação aos caixas eletrônicos, o prazo para as operações no equipamento ou pela internet segue o horário de Brasília. Por isso, será antecipado em uma hora.

Loteria
Os apostadores da Caixa Econômica Federal só poderão efetivar os jogos uma hora antes do habitual, porque as loterias seguem o horário de Brasília. As apostas, portanto, devem ser feitas até as 18h.

Correios
Os Correios afirmam que o horário-limite de postagem dos objetos (para envio no mesmo dia) obedece o horário oficial de Brasília e será antecipado em uma hora. Por isso, a postagem do Sedex no Teminal de Carga de Salvador (Teca) passa de 21h para 20h; no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, de 20h para vas 19h; e na Pituba de 19h para as 18h. 

Aeroporto
Os voos não sofrem alterações. Segundo a Infraero, os voos obedecem a marcação de Brasília, porém as próprias companhias aéreas fazem a readequação do horário para o local. Com isso, o horário que aparecer no bilhete é o do voo que sai da Bahia.

Horário de verão
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança. FONTE: G1 BA



Nenhum comentário:

Postar um comentário