Juntos somos mais fortes!

Divulgue a sua empresa no nosso programa. Garantimos uma parceria de sucesso e construção de uma sincera amizade.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dicas de alimentação adequada durante Carnaval


Vai pular  os oito dias de Carnaval? Escolheu bloco, camarote, circuito, customizou abadá, mas já sabe como vai se alimentar para não passar mal e perder a festa? Em entrevista ao iBahia, a nutricionista Alice Alagia deu dicas valiosas para cuidar adequadamente da alimentação e se divertir na folia. 

A especialista alerta que ao pensar no cardápio, o folião deve ficar atento à inclusão de frutas. "Uma coisa principal que não pode faltar são as frutas. Seja antes, durante ou depois da folia. Ficamos muito expostos, nossa imunidade fica exposta, então é preciso fortalecer o sistema imunológico. Por isso, as frutas não podem faltar é e preferível a fruta ao suco, pois o suco oxida e perde as vitaminas", explica.

Para quem vai enfrentar uma maratona de cinco a seis horas atrás de um trio, Alagio orienta que o folião reforce a alimentação com carboidratos e proteínas. " De preferência, é importante reforçar a alimentação com uma carne magra, uma massa mais proteína, um purê, um sanduíche, a depender do horário. O ideal é que a pessoa coma e não saia de imediato", orienta. 
 
O folião que é mais precavido pode fazer kit ou uma opção de lanche para a festa. "O interessante é levar um lanchinho. É muito perigosa a alimentação na rua, ainda que seja no camarote. Se o lugar que a pessoa vai não tem uma estrutura para condicionar o alimento, há o risco de um problema intestinal, uma infecção. Uma dica legal é levar na bolsa um mix de castanha, nozes, frutas secas, como ameixa e damasco, por exemplo. Levar uma barra de cereal ou uma barra de proteína, que tem menos carboidrato, para quem faz atividade física, por exemplo", afirma. 

Ao chegar no circuito e ter notado que não há opções ideais, a nutricionista chama atenção para cuidados que devem ser tomados. "É fundamental evitar fritura, alimentos crus, que tem muito tempo de exposição e mais propensos ao contato com bactérias. Cuidado com os caldinhos, o caldo a depender da condição de condicionamento, pode azedar e a gente não percebe no momento. Uma boa dica é optar pelos frios, mas atento à exposição. Escolher alimentos cozidos, de preferência feitos na hora, é uma opção boa", complementa.

Atenção, folião! Você qua acha que comer uma feijoada ou um prato de mocotó antes de sair para a festa vai te manter bem alimentado, observe essa dica. " A comida pesada tem muita gordura, o que dá mais sustância, mas  também desconforto gástrico. Se for comer uma feijoada, melhor ingerir em quantidade menor e ficar atento às condições de condicionamento dela, assim como tempo de exposição, refrigeração...Pois há o risco de proliferar bactérias e fungos", desmistifica. 

A ingestão de água é outro ponto importante já que foliões perdem muita água com o suor ou desidratado ao ingerir bebida alcoólica. A especialista orienta a ingerir 3 a 4 litros de água por dia. Para os pequenos, Alagio alerta para o cuidado de levar alimentos saudáveis. "Para as crianças, os pais precisam estar atentos à temperatura. Tem que hidratar as crianças o tempo inteiro. No caso das crianças, é bacana levar  levar fruta, banana, maçã, uva (frutas não perecíveis melão, melancia, mamão, fruta, biscoito sem recheio, sanduichinho e evitar os sucos de caixa que, na verdade, são o néctar da fruta e não o suco. Se for levar suco, optar pelos naturais e bem condicionados", orienta.

 Já os hipertensos devem evitar alimentos com sódio e ingerir bastante água. Os diabéticos podem optar por massa integral, frutas com aveia, que diminui a absorção do açúcar e retarda o aumento da glicemia, além de evitarem os produtos com farinha. IBAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário