Juntos somos mais fortes!

Divulgue a sua empresa no nosso programa. Garantimos uma parceria de sucesso e construção de uma sincera amizade.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Saiba o que fazer se engolir espinha de peixe




Comer peixe traz vários benefícios à saúde e nesta semana, em especial, o consumo aumenta. No entanto, ao ingerir o alimento, é necessário ter atenção com as espinhas, que podem perfurar o tubo digestivo. O Vida Saudável convidou a cirurgiã geral Jeane Pissarra Teixeira Monteiro, médica do Hospital Metropolitano, para explicar o que fazer nesses casos. Ela já adianta: não coma farinha ou pão com miolo.


Quais cuidados devem ser tomados ao comer peixe para não engasgar ou engolir a espinha?



Evitar peixes com muitas espinhas e separar ao máximo as espinhas antes de levar o alimento à boca. Também é importante mastigar bem antes de deglutir, sentindo o alimento. Isso é mais difícil para as pessoas que usam próteses (dentaduras), portanto, elas devem preferir peixes cartilaginosos, que não possuem espinhas, como o cação, por exemplo.



Se a pessoa engolir a espinha, o que ela deve fazer? Ir para o hospital?



Nesse caso, o paciente deve manter-se em jejum – evitar o hábito comum de comer farinha ou pão para “soltar” a espinha-, inclusive de líquidos. Em seguida, a pessoa deve procurar imediatamente o pronto-socorro mais próximo. A retirada da espinha deve ser feita somente pelo médico. Se a espinha já estiver no esôfago, a retirada será feita por meio de endoscopia.



Provocar vômito pode fazer a situação piorar?



A pessoa não deve provocar vômito, pois isso pode levar a perfurações.



Na Semana Santa costuma aumentar o número de pessoas que engolem a espinha do peixe?



Sim, no feriado da Semana Santa aumenta a incidência desses casos, pois o consumo de peixe é maior. Também registramos o aumento do número de casos durante o verão.



O que pode acontecer nesses casos?



A consequência mais grave é a perfuração do tubo digestivo. Mas quando os casos são tratados de forma rápida e correta, com a retirada da espinha, os pacientes evoluem bem.



O cuidado com as crianças deve ser maior?



Crianças devem ingerir apenas peixes cartilaginosos, que não possuem espinhas. FONTE Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário