Juntos somos mais fortes!

Divulgue a sua empresa no nosso programa. Garantimos uma parceria de sucesso e construção de uma sincera amizade.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Atraso menstrual nem sempre é sinônimo de gravidez


Quando a menstruação demora a vir o mais comum é suspeitar que esse seja um sinal de gravidez, porém isso pode significar outras causas.
Abaixo o ginecologista do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Sobral, explica alguns outros motivos comuns para o atraso menstrual.
Estresse e ansiedade – Distúrbios emocionais podem facilmente interferir no ciclo menstrual por alguns dias e até meses.
Isso costuma acontecer porque quando em excesso o estresse e a ansiedade afetam a produção hormonal que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro.
Obesidade – O aumento da quantidade de gordura corporal afeta de maneira negativa na metabolização e o armazenamento dos hormônios que podem interferir no funcionamento da hipófise, que regula a ovulação, causando assim as alterações no ciclo menstrual.
Atraso na adolescência – Esse é um caso bastante comum nos primeiros cinco anos após a menarca (primeira menstruação), e ocorre porque o sistema reprodutor ainda se encontra em fase de amadurecimento.
Ovários policísticos – Por causa da produção de hormônios masculinos em excesso, mulheres que sofrem com a síndrome dos ovários policísticos apresentam menstruação desregulada com atrasos e até ausência completa.
Em casos mais graves e quando não tratado, o problema pode causar o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.
Amamentação – Durante esta fase é comum permanecer por até um ano sem a presença da menstruação, o tempo de duração ocorrerá de acordo com o processo de desmame.
E isso acontece porque os hormônios estão em fase de modificação, sofrendo alterações que influenciam no ciclo.
Uso prolongado de pílula anticoncepcional – Quando se resolve suspender o anticoncepcional após longos anos de uso é possível que ocorra uma confusão na menstruação.
Mas para ela voltar ao normal basta aguardar, pois na maioria dos casos o ciclo ovulatório costuma se regularizar naturalmente dentro de três a seis meses.
Caso a menstruação esteja atrasando com frequência e durante muitos dias, evite se desesperar e tirar conclusões precipitadas, procure a opinião de um ginecologista para saber se está tudo bem com sua saúde. TRIBUNA DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário