Juntos somos mais fortes!

Divulgue a sua empresa no nosso programa. Garantimos uma parceria de sucesso e construção de uma sincera amizade.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Djavan nega ter Mal de Parkinson e diz que tem Tremor Essencial

Saiba o que é Tremor essencial?

Com novo trabalho na praça, o CD Vidas Para Contar, Djavan recebeu na quarta-feira (18) o  Prêmio à Excelência Musical pelo conjunto de sua obra em 40 anos de carreira, no Grammy Latino, em Las Vegas. Feliz com a conquista, o artista de 66 anos contou ao jornal Extra que sua saúde - volta e meia citada pelos fãs e admiradores, devido aos visíveis tremores que ele apresenta - vai muito bem.
"Quando fico sem dormir direito, me dá isso. Não tem nada a ver com Parkinson. O médico chama de Tremor Essencial, e a causa é a carência de sono. É só eu dormir bem que isso passa. E tem fases em que eu durmo pouquíssimo, cerca de duas horas por noite. Mas parece que não adianta eu dizer que estou saudável, a internet continua disseminando o contrário", disse Djavan ao jornal Extra.
cantor ressaltou que mantém sua vida simples e reservada.
"Vivo assim há muito tempo. Tenho dois filhos pequenos (Sofia, de 14 anos, e Inácio, de 8) e procuro levar uma vida bem natural e perto deles, coisa que não consegui fazer com os três mais velhos (Flávia Virgínia, de 43 anos; Max Viana, de 42; João Viana, de 37, frutos de seu primeiro casamento). Levo e pego os dois na escola, vou a reunião de pais, faço dever de casa junto. Houve uma época em que eu saía mais, hoje em dia não. Minha vida é muito atribulada, tenho que organizar meu tempo para poder fazer as coisas de que gosto: trabalhar e cuidar do meu sítio em Araras (distrito de Petrópolis) e da família".
O cantor enfatizou que não costuma nem mesmo ir a bares e restaurantes com música ao vivo. O FUXICO
TUDO SOBRE TREMOR ESSENCIAL

O que é Tremor essencial?

Tremor essencial é um movimento involuntário comum, bem mais frequente, por exemplo, que a doença de Parkinson. É uma condição normalmente benigna, com progressão lenta e geralmente familiar. Os indivíduos com tremor essencial têm uma oscilação rítmica das mãos que predomina durante a ação, ou seja, quando manipulam xícaras, talheres, canetas, etc.

Causas

Acredita-se que o tremor essencial seja de origem genética, uma vez que familiares de um portador desta doença têm mais chance de ser acometidos. Entretanto, ainda não se descobriram com exatidão quais seriam estes genes envolvidos.

Sintomas de Tremor essencial

Os sintomas mais comuns do tremor essencial são:
  • Tremor de ação que ocorre, normalmente, em ambas as mãos, de maneira igual, enquanto elas estão levantadas, no ar, e quando estão sendo utilizadas para, por exemplo, beber um café ou usar o talher
  • Este tremor melhora quando as mãos estão em repouso
  • Por outro lado, lentidão dos movimentos, rigidez articular e quedas não são sintomas associados ao tremor essencial e devem levantar suspeita para outras doenças, com o mal de Parkinson.
  • Buscando ajuda médica

    Em indivíduos com tremor essencial a principal razão para buscar auxílio médico seria quando os sintomas estão interferindo nas atividades do dia a dia. Por exemplo, atrapalhando na profissão, nas tarefas domésticas, gerando embaraços sociais (constrangimentos). Quando o tremor ocorre somente em uma das mãos, na cabeça, quando ele está associado a rigidez, lentidão ou desequilíbrio, ou se iniciou após os 65 anos de idade também é necessário buscar auxílio médico.
  • Diagnóstico de Tremor essencial

    O diagnóstico do tremor essencial é eminentemente clínico, ou seja, depende de uma história e exame físico adequados. Exames podem ser solicitados dependendo de cada caso, por exemplo, quando se pensam em causas secundárias de tremor (doenças da tireoide) ou quando existe dúvida entre tremor essencial e doença de Parkinson (cintilografia cerebral com radiotraçadores para o transportador de dopamina e ressonância magnética de crânio).
  • Tratamento de Tremor essencial

    O tratamento mais utilizado para tremor essencial inclui as seguintes medicações: propranolol, primidona e clonazepan. Pode-se utilizar ainda gabapentina e topiramato.
    Atualmente, existe a cirurgia de estimulação cerebral profunda, semelhante ao que se faz em doença de Parkinson, na qual, para pacientes com tremor essencial refratário, coloca-se um eletrodo em uma região profunda do cérebro (no tálamo) e se transmite corrente elétrica (indolor e imperceptível) a partir de um gerador (“marca-passo”) colocado sob a pele (abaixo da clavícula).
    A toxina botulínica pode ser injetada no pescoço de pacientes com tremor de cabeça (tremor cefálico).
  • Expectativas

    Embora ainda sem cura, o tremor essencial pode ter melhora de 100% quando tratado corretamente. Evidentemente, existem formas mais difíceis que melhoram pouco e outras bastante refratárias, ou seja, que não respondem a pelo menos dois tratamentos padrão. Via de regra, entretanto, a melhora está em torno de uma faixa que vai de 60 a 80%.
  • Prevenção

    Ainda não é possível prevenir o tremor essencial, mas certamente seu diagnóstico precoce melhora em muito a qualidade de vida do portador.
  • FONTE: Minha Vida / 
  • André Felício, neurologista, doutor em ciências pela UNIFESP/SP, médico do Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP 109.665

11 comentários:

  1. Eu percebi que tenho esse tremor quando penso que alguém está me observando. Tenho melhorado pois . tenho trabalhado muito a força do pensamento.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha de 27 anos e meu sobrinho de 39 tem tremor nas mãos desde crianças. Quando era pequena levei-a a um neurologista que disse que não era doença.Eka deve procurar tratamento agora?

    ResponderExcluir
  3. Meu pai tem esses tremores,foi tratado com propanolol,percebo que treme muito quando está tenso,a cabeça balança bastante é hereditário pq tenho um irmão,primo e uma tia com o mesmo problema porém com Menas intencidade!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante esse esclarecimento, pois não fazia idéia de que existisse essa doença.

    ResponderExcluir
  5. Importante divulgar essa doença 💕

    ResponderExcluir
  6. Tenho tremores na cabeça, mas até agora penso que nenhum médico diagnosticou corretamente.

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas e até médicos fazem confusão entre a doença de Parkinson e o tremor essencial, e algumas afecções da tireóide, pela semelhança entre os sintomas, exigindo uma análise mais acurada de um neurologista e endocrinologista, para determinar precisamente o problema e determinar o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
  8. Muitas pessoas e até médicos fazem confusão entre a doença de Parkinson e o tremor essencial, e algumas afecções da tireóide, pela semelhança entre os sintomas, exigindo uma análise mais acurada de um neurologista e endocrinologista, para determinar precisamente o problema e determinar o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
  9. Tenho estes tremores e descobri que tem tambem uma associação com clutem, a
    nivel de curiosidade parei de comer pao, e os tremores desaparecem ate esqueço que os tenho..mas é so eu voltar a comer farinhas eles voltam a se acentuar

    ResponderExcluir