Meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação de todo o país. Até 2016, a imunização era feita apenas em meninas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses. Foram adquiridas 6 milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. "A inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis. É muito importante a inclusão dessa faixa-etária. Precisamos estimular esta faixa a participar das mobilizações para vacinação", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Serão incluídas também meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas.
A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal. BAHIA NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário