A entrevista de emprego ainda assusta muitos candidatos, especialmente em época de crise em que os empregos são cada vez mais escassos. O processo, assim como as demais fases da seleção, busca conhecer além das qualidades técnicas do candidato, seus aspectos comportamentais para prever se ele terá sucesso no cumprimento dos deveres da posição. Carla Carvalho, assessora de carreira da Catho, esclarece alguns mitos: “A entrevista é vista como o momento em que o recrutador tem o intuito de colocar o candidato em saia justa, o que não é verdade. Ela serve para que a organização tenha certeza de que a vaga oferecida é compatível com o candidato”. Para ela, a ansiedade acomete ambos, tanto selecionador quanto candidato. “O selecionador precisa preencher aquela vaga até um determinado prazo, então, desmistificar essa ideia de que ele quer prejudicar o candidato já é um bom começo para que ele sinta mais segurança”, continua.
Primeira Impressão
A gestora de Recursos Humanos Rafaela Oliveira da Silva complementa que causar uma boa impressão no primeiro contato com a empresa é um bom ponto de partida. “Tudo é observado pelo avaliador, desde o horário de chegada à postura em relação aos demais candidatos”, diz.
Ela explica que uma vez dentro da empresa, a ansiedade na espera pela entrevista deve ser controlada porque o comportamento neste instante é avaliado. Para Rafaela, demonstrar irritação, usar excessivamente o celular, falar alto, buscar intimidade com os funcionários são atitudes vistas negativamente.
“Durante a entrevista, procure se acalmar, preste atenção no entrevistador, responda sempre o que for solicitado, não tente demonstrar que não está criando um personagem, não fale mal das empresas em que trabalhou e, se for perguntado, fale sempre dos pontos positivos. Olhe sempre nos olhos do entrevistador e o cumprimente ao entrar e ao sair da sala, demonstre disponibilidade de horários e otimismo”, pontua.
Aumente suas chances
Seja pontual O 1º contato com a organização pode ser decisivo para a contratação.
Não minta Profissionais de RH possuem técnicas que identificam mentiras. Além de não ser ético, pode acabar com suas chances.
Vestuário Vista-se de forma adequada. Nada de decotes, bermudas ou, maquiagem exagerada.
Demonstre interesse Faça perguntas cabíveis,relacionadas a salário, benefícios e plano de carreira para que o recrutador identifique interesse especial pela oportunidade.
Seja autêntico Evite usar respostas prontas. CORREIO DA BAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário